Tatu-bola será o novo mascote da copa de 2014

Por Núcleo de Notícias

 

Mascote foi sugerida por ONG cearense. (Foto:divulgação)

O animal, que está quase extinção, foi escolhido pela FIFA para representar o Brasil na próxima copa que será realizada em 2014. O anúncio oficial, contudo, será feito pelo Comitê Organizador Local brasileiro (COL) somente em outubro deste ano.
Os desenhos e um vídeo com a mascote em movimento já foram produzidos por uma agência de publicidade contratada pela FIFA. O verde será a cor predominante do tatu-bola, que lembra muito uma bola de futebol. O tatu-bola venceu outros animais concorrentes que estavam na disputa, como a onça, o jacaré e a arara.
Apesar de a escolha já ter sido feita, a FIFA ainda precisa registrar o desenho do tatu-bola no OHMI, instituição que trata de patentes na Europa. A FIFA e outras marcas internacionais costuma registrar logos oficiais e desenhos na organização.
Durante a Copa de 2010, o logo da Copa de 2014 vazou pelo site da OHMI. Mais recentemente, o mesmo aconteceu com a marca da Copa das Confederações de 2013. A tendência é que o mesmo ocorra com a mascote do Mundial. No dia 2 deste mês a colunista Mônica Bergamo publicou no jornal Folha de S.Paulo que o tatu-bola era o favorito do COL para ser escolhido como mascote.
Ontem, o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, afirmou que o animal acabou sendo realmente o eleito e que será batizado em votação realizada com os torcedores brasileiros.
A ideia de ter o tatu-bola como mascote de 2014 foi dada pela Associação Caatinga, uma ONG cearense dedicada à preservação ambiental. O grupo criou páginas na Internet divulgando a campanha e em fevereiro entregou o material ao Ministério do Esporte.

Deixe um comentário